Caracterização

1. Caraterização da Escola

1.1 Historial da Escola
O Jardim-Escola João de Deus de Faro é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, que abriu as suas portas em 1985 e cuja Entidade Proprietária é a Associação de Jardins-Escolas João de Deus. Foi inaugurado oficialmente em 8 de março de 1986, por se tratar do dia do aniversário de João de Deus, o seu patrono.
O projeto do edifício é da autoria do Arquiteto João Pedro Reis e carateriza-se por salas amplas com bastante luz natural. Localiza-se em Faro, na freguesia da Sé, numa zona arborizada e tranquila conhecida por Santo António do Alto. Está circundado pela Mata da Escola Secundária João de Deus e em frente ao Conservatório Regional do Algarve Maria Campina.
O edifício desenvolve-se em dois pisos e acompanha a topografia natural do terreno, com cobertura de lajes e platibandas bem desenvolvidas. Ao redor da Escola existe um gradeamento em ferro verde, que cria uma barreira entre a rua e os espaços exteriores ajardinados com inúmeras plantas e alegretes.

1.2 Identidade da Escola
Desde 1994 que possuímos autorização de funcionamento em regime de Autonomia Pedagógica total.
Ministramos uma educação fundamentada nos princípios do respeito pelo desenvolvimento integral do indivíduo, que fomente as suas competências, valorize as suas caraterísticas individuais e aperfeiçoe todas as facetas do seu potencial intelectual, cultural, cívico, físico e moral.
É, por isso, muito importante o estímulo à curiosidade e à vontade de conhecer e saber, bem como a criação e o desenvolvimento de valores como a solidariedade, a tolerância, o respeito pelo outro, o exercício da cidadania, o diálogo, a abertura e a transparência.
A Escola assenta a sua ação nos princípios educativos da Metodologia João de Deus, em que a aprendizagem é vista não só como aquisição de conhecimento, mas, sobretudo, como exercício de faculdades. Uma Escola humanista e inclusiva, que incute valores e atitudes nos seus alunos, fatores fundamentais para o seu desenvolvimento e bem-estar físico e emocional, ajudando-os a crescer em plena harmonia.
Consideramos que, embora os pais sejam os primeiros educadores dos seus filhos, a sua colaboração com a Escola pode trazer enormes vantagens a todo o processo educativo. Com este objetivo, temos dias de visita semanal dos pais às salas de aula dos filhos, a Semana da Família e participações pontuais, em que os pais podem abertamente colaborar com a Escola na apresentação de diversas atividades previamente selecionadas e combinadas com os Educadores e Professores. Todas as semanas, os pais podem participar na Hora do Conto e vir à Escola, antes do início das aulas, ler uma história à turma dos seus filhos.

1.3 Festas e Comemorações
A Escola organiza várias festas ao longo do ano letivo: a festa de Natal e a de encerramento do ano escolar, que se destina às famílias e tem o envolvimento de todos os alunos, o Arraial de São João, a Demonstração de Atividades na Escola com a participação dos Pais, a Semana da Família, o Concerto da Páscoa e o dia do Aniversário de João de Deus.
Ao longo do ano letivo, são organizadas visitas de estudo de âmbito cultural para os alunos de toda a Escola, desde os alunos da Infantil da sala dos três anos, até à viagem de 4 dias com os alunos finalistas do 4º ano.